top of page
Buscar

A PALAVRA FALADA É FERRAMENTA (E NÃO SÓ ELEMENTO) DE CRIAÇÃO

  • Foto do escritor: Núcleo Experimental em Movimento - NEM
    Núcleo Experimental em Movimento - NEM
  • 26 de mai. de 2022
  • 1 min de leitura

Investigar possibilidades de se experimentar a criação com a fala sem tantas separações do movimento corporal como um todo parece recorrentemente ser um desafio para artistas da cena.


Nossa ambição não é inventar a roda, sabemos que naturalmente o fazer teatral já se debruça sobre a experiência da relação entre palavra e movimento corporal e que há muita investigação em torno do assunto. Mas queremos vivenciar mais e mais no corpo algo que nos chama a atenção em especial: a palavra que aparece conjugada ao próprio fluxo da dança, quando percebemos como a própria soltura da palavra inventa uma dança nova, e modifica o movimento.


A palavra parece então não só interessante como resultado estético mas como ferramenta para desencadear criações de movimentos corporais (mesmo que, por exemplo, em seguida não seja mais utilizada na composição final).


Para nós, os primeiros momentos foram de muitos bloqueios. Com o tempo, a palavra vem se tornando ferramenta que nos ajuda a liberar o corpo como um todo e, consequentemente, mais palavras. Mais do que isso, progressivamente sentimos que estamos ganhando mais consciência sobre aquilo que falamos e como isso se relaciona, num fluxo só, com o que dançamos, em tempo real.


Acesse nosso canal no YouTube ou a aba vídeos para assistir alguns dos artistas pesquisadores do NEM falarem das suas experiências em que a palavra dançou!


Comentários


Barra.png
bottom of page