MIRAR E LANÇAR
- Núcleo Experimental em Movimento - NEM
- 9 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de nov. de 2022

O processo de construção da palavra falada no corpo, especialmente quando ampliado para o corpo como um todo, exibe inclinações para essa ou aquela direção, numa clara dinâmica de lançar algo de modo a atingir um alvo, o interlocutor, seja ele um objeto, um sujeito, um conjunto deles, ou nós mesmos.
Acreditamos que observar a cadeia desse processo através da lente do fluxo da atenção não seja tão usual, ao passo que é fundamental para estabelecer uma dinâmica coordenada de produção da fala.
Nesse sentido, parece que sempre que falamos palavras, estamos nos dinamizando entre divagação e explicação, ou seja, entre a busca interna pela origem do conteúdo e a entrega de tais conteúdos encontrados aos sentidos do interlocutor a quem nos conectamos.
Você percebe com frequência para onde/que/quem você lança suas palavras faladas em cena? Já parou para perceber se ao alterar a sua relação com a posição do seu interlocutor altera-se também a qualidade da sua enunciação? Como funciona a coordenação disso no nível da atenção interna, ou seja, antes ainda de que a boca efetivamente fale?
Neste mês de novembro vamos fazer três atividades abertas pra você acompanhar de perto nossa prática de pesquisa. Chegaremos ao final desse processo e vamos compartilhar materiais contendo descrição de princípios e exercícios da nossa caminhada até aqui. Fica de olho: 1. ATIVIDADE ABERTA "PALAVRA DANÇADA" NO EVENTO "CENAS DE UMA DÉCADA" - GALERIA ESPAÇO PILOTO, 11/11 12H
2. ATIVIDADE DE COMPARTILHAMENTO DO FINAL DA PESQUISA "PALAVRA DANÇADA" DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO "CÉU - CENA UNIVERSITÁRIA NACIONAL DE BRASÍLIA", MEZANINO DO AUDITÓRIO DA ADUNB, 17/11, 16H
3. OFICINA "LENGALENGAGEM DO CORPOPALAVRA" COM Giselle Rodrigues E Lupe Leal, DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO "CÉU - CENA UNIVERSITÁRIA NACIONAL DE BRASÍLIA", 18 E 19/11 9H - 12H NO IFB
Confira detalhes em @grupotripe (Cenas de uma década) @cenauniversitaria (Festival CéU) no Instagram ou fale com a gente!




Comentários